top of page

Compartilho alguns testes e questionários sobre Inteligências e AHSD

Um teste de inteligências múltiplas é uma maneira de medir a força de uma pessoa em diferentes áreas propostas de inteligência que vai além do QI ( que avalia somente a inteligência intelectual/ acadêmica ). Existe 9 tipos de inteligências que compõem uma avaliação para Altas Habilidades/Superdotação, são elas: 

Inteligência linguística ou “habilidade com palavras” é a competência com a linguagem falada e escrita. É a capacidade de usar palavras com eficácia para expressar idéias (bem como compreender as idéias de outras pessoas por meio de suas palavras) e compreender vocabulários complexos usando palavras incomuns, técnicas ou estrangeiras. Esse tipo de inteligência é freqüentemente encontrado entre escritores, oradores, alunos e professores de línguas, e em outras profissões que envolvem malabarismo com palavras e fala. A inteligência linguística também tem sido associada à resolução de problemas acadêmicos e habilidades de raciocínio abstrato. Aqueles que têm alta pontuação neste tipo de inteligência geralmente gostam de palavras cruzadas, leitura e escrita e todos os tipos de jogos de palavras.

Inteligência Lógico-Matemática, “inteligência com números” ou “inteligência de raciocínio”, é a capacidade de trabalhar bem com números, conceitos complexos e ideias científicas. Envolve cálculo, quantificação, hipótese e pensamento em abstrações matemáticas e raciocínio sequencial, bem como pensamento indutivo e dedutivo. Pessoas com alta pontuação neste tipo de inteligência geralmente estão interessadas em padrões sequenciais, conexões lógicas, quebra-cabeças, jogos de estratégia, experimentos e jogos que envolvem números (como o Sudoku). Esse tipo de inteligência é freqüentemente encontrado entre matemáticos, detetives e cientistas.

Inteligência Musical ou “inteligência sonora” é a capacidade de distinguir e apreciar os diferentes elementos da música exibidos por cantores, músicos, compositores, maestros. Pessoas com alto nível de inteligência geralmente são ouvintes atentos que se destacam em sua capacidade de criar, lembrar e discernir padrões musicais, bem como melodias, batidas e canções. Não é incomum encontrar pessoas com grande inteligência musical cantarolando, tocando bateria ou cantando para si mesmas. Muitos também aprendem melhor por meio de dispositivos que envolvem rimas, batidas ou músicas.

Inteligência Cinestésica Corporal ou “inteligência corporal” é a capacidade de usar o corpo para se comunicar, resolver desafios e problemas e processar informações por meio de movimentos, gestos e expressões faciais. Esse tipo de inteligência está associado à destreza, flexibilidade, coordenação e outras habilidades somático-motoras. Dançarinos, atletas, escultores, carpinteiros e cirurgiões tendem a ter grande inteligência corporal. Aqueles com esse tipo de inteligência geralmente aprendem melhor por meio do movimento, fazendo, tocando e interagindo fisicamente com os outros. Eles também costumam ter boa memória muscular e tendem a ser ótimos com ferramentas.

Inteligência Espacial-Visual ou “perito em imagem” é a capacidade de pensar em relações de espaço e imagens. Pessoas com pontuação alta nesta característica geralmente se destacam em áreas relacionadas a habilidades artísticas, manipulação de imagens mentais, imaginação pictórica e análise espacial. Este tipo de inteligência é freqüentemente encontrado em fotógrafos, pintores, designers de interiores, designers gráficos, navegadores, arquitetos e outras profissões onde o pensamento visual é valioso. Indivíduos peritos em imagens são frequentemente encontrados rabiscando ou desenhando; eles são bons em distinguir e mesclar cores, interpretar ilustrações visuais e ver os padrões em imagens e dados visuais.

Inteligência Interpessoal ou “inteligência com pessoas” é a capacidade de interagir e compreender as outras pessoas de forma eficaz. Pessoas com pontuação alta nesta característica são geralmente conhecidas por suas habilidades de comunicação avançadas, empatia e capacidade de avaliar os sentimentos e intenções dos outros corretamente. Eles também costumam ser ótimos para resolver conflitos e criar relacionamentos positivos ao seu redor. Psicólogos, educadores, políticos, assistentes sociais e pessoas que trabalham com vendas costumam ter essa característica em alta.

Inteligência intrapessoal ou "autoconfiança" é a capacidade de se compreender e utilizar esse conhecimento na tomada de decisões e no planejamento. As pessoas com alto teor dessa característica costumam estar bem cientes de seus pensamentos, sentimentos, fraquezas, pontos fortes e motivações. Além disso, geralmente têm introspecções ricas e gratificantes e gostam de processar suas experiências em profundidade. Expressam seus sentimentos de forma criativa e deixam os outros à vontade por serem maduros de autoconsciência. Esse tipo de inteligência é frequentemente demonstrado por psicólogos, escritores, teóricos, filósofos, cientistas e líderes espirituais.

Inteligência Naturalística ou “inteligência da natureza” é a capacidade de estar em sintonia com o mundo natural e discernir os padrões que governam sua ecologia. Pessoas com alta pontuação nesta característica estão interessadas em aprender mais sobre a natureza, explorar e salvar o meio ambiente e nutrir a vida. Eles são normalmente hábeis em procurar relacionamentos, diferenças e padrões na natureza. Pessoas que gostam da natureza gostam de caminhadas, acampamentos, jardinagem e outras atividades ao ar livre. Essa inteligência é demonstrada por fazendeiros, biólogos, engenheiros florestais, geólogos, criadores, horticultores e treinadores de animais.

Inteligência Existencial ou "inteligência cósmica" é a capacidade de usar metacognição na busca de saber mais sobre o propósito da vida ou o desconhecido. Pessoas com alta pontuação nesta característica estão interessadas em debates intelectuais e grandes questões como "Por que estamos aqui?" ou "Qual é o significado de tudo isso?" Alta inteligência existencial é freqüentemente encontrada em filósofos, escritores, líderes espirituais, oradores públicos com inteligência transcendetes, instrutores de meditação e outros. Eles aprendem melhor examinando um tópico de vários ângulos, fazendo perguntas profundas, conectando percepções que coletaram com questões sociais e sintetizando ideias.

Referências :

  • Brualdi, A. C. (1996). Inteligências múltiplas: Teoria de Gardner. ERIC Digest.

  • Gardner, Howard (1983; 1993) Frames of Mind: The theory of multiple intelligences. New York: Basic Books.

  • Gardner, Howard (1999). Intelligence Reframed. Multiple intelligences for the 21st century. New York: Basic Books.

 

Teste SIRS-24  
( Inteligência Existencial/Espiritual )

 

Clica e faça o teste :

SIRS-24 

(versão português )

 AHSD em PAS ( Pessoas Altamente Sensíveis ) com Inteligência Existencial Dominante 

 

Esse assunto é complexo, muito importante, desafiador, porém é um divisor de águas para a sua vida !

"Quando a Inteligência Racional e a Inteligência Emocional se unem e colaboram, surge uma nova visão muito mais grandiosa que é a compreensão da Unidade na Diversidade, chamada agora de Inteligência Espiritual."

O psicólogo do desenvolvimento da Universidade de Harvard Howard Gardner desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas. De acordo com Gardner, as pessoas têm diferentes tipos de inteligências e a estrutura de múltiplas inteligências é mais justa do que testes de QI, que medem apenas um tipo de aptidão . A teoria das Inteligências Múltiplas goza de considerável popularidade entre os educadores, com muitos professores usando-a em sala de aula para ajudar os jovens a descobrirem seu caminho na vida.

Além disso, Gardner  afirma que a inteligência é em grande parte inata e, portanto, difícil de alterar. Conclui-se que os psicólogos podem medir a inteligência, desde o início da vida de um sujeito, através da administração de instrumentos circunscritos chamados testes de QI.

Como resultado do crescente corpo de pesquisas sobre espiritualidade em geral e trabalhar sobre o tema da inteligência espiritual (SI) em particular (por exemplo, Amram 2007; Halama e Striženec 2004; Mayer, 2000; Nobre 2000; Zohar e Marshall 2000), muitas conceituações desse tema surgiram (e.g., Emmons 1999; Gardner, 1999; Amram 2007; Rei 2008; Griffiths 2017). Zohar introduziu o termo inteligência espiritual em 1997. Emmons (1999) a descreve como um instrumento de personalidade madura que permite o cumprimento de metas ou esforços espirituais (ver também Dana Zohar e Marshall 2000; Halama e Striženec 2004).

 

Seguindo essa linha de pensamento, a SI ( Inteligência Espiritual ) – no nível apropriado de autoconsciência e sabedoria – pode facilitar a busca de uma pessoa por sentido na vida e pode ajudá-la a alcançar objetivos espirituais complexos (por exemplo, conversão, lidar com uma crise, saúde mental, sentido da vida,)

Alguns estudiosos, como Emmons (19992000), afirmam que o SI( Inteligência Espiritual ) é uma forma de inteligência que envolve um conjunto de capacidades e habilidades que permite às pessoas resolver problemas e atingir objetivos em suas vidas cotidianas. Essa definição pressupõe que a espiritualidade pode ser conceituada em termos adaptativos, cognitivo-motivacionais. Seguindo essa linha de pensamento, o SI consiste em uma série de habilidades e competências que podem fazer parte do conhecimento especializado de uma pessoa e que são relevantes em situações de resolução de problemas.

Emmons (2000a) identificou quatro componentes da ( INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL ):

  • a capacidade de transcender o físico e o material;

  • a capacidade de experimentar estados elevados de consciência;

  • a capacidade de santificar a experiência cotidiana;

  • a capacidade de utilizar recursos espirituais para resolver problemas; 

King  adota uma abordagem mais empírica. Ele define o SI como um "conjunto de capacidades mentais que contribuem para a consciência, integração e aplicação adaptativa dos aspectos imateriais e transcendentes da existência, levando a resultados como profunda reflexão existencial, aprimoramento do significado, reconhecimento de um eu transcendente e domínio de estados espirituais" (p. 56). Trabalhando a partir dessa definição, King criou seu Inventário de Auto-Relato de Inteligência Espiritual (SISRI-24), para o qual desenvolveu as quatro escalas originais identificadas abaixo:

  • Pensamento Existencial Crítico (CET) 

  • Produção de Significado Pessoal (PMP)

  • Consciência Transcendental (AT) 

  • Expansão do Estado Consciente (CSE) 

No livro QS - Inteligência Espiritual, pela  fí­sica e filósofa americana Dana Zohar aborda um tema tão novo quanto polêmico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida.

Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas.

O assunto é tão atual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune. Afirma Dana Zohar:

"A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".

Aos 57 anos, Dana vive na Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro, e com dois filhos adolescentes.

Formada em fí­sica pela Universidade de Harvard, com pós-graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford.

É autora de outros oito livros, entre eles, O Ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzidos para o português.

Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes.

Segundo ela, essas pessoas:

1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo

2. São levadas por valores. São idealistas

3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade

4. São holísticas (adj. Relativo a holismo, que busca tudo abranger, que é totalizante )

5. Celebram a diversidade

6. Têm independência

7. Perguntam sempre "por quê?"

8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo

9. Têm espontaneidade

10.Têm compaixão
 

Se você deseja saber mais sobre o assunto, e se aperfeiçoar no entendimento da sua existência saindo dos questionamento eternos sobre o sentido da vida quero te fazer um convite: 

 

EM BREVE TEREMOS O CURSO  SUPERDOTAÇÃO E ESPIRITUALIDADE ( Quando pessoas Altamente Sensíveis com Altas habilidades/Superdotação apresentam a inteligência Existencial DOMINANTE ) SERÁ LANÇADO, coloque o seu nome na lista :

 

bottom of page